segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Repúdio a nota do jornal O Globo

Prezados colegas,

A Associação de Professores de Espanhol do Estado do Rio de Janeiro (APEERJ) iniciou, recentemente, uma campanha de incentivo a denúncias das escolas que não estejam cumprindo a lei federal 11.161/05, que determina a oferta obrigatória do espanhol no Ensino Médio e cujo prazo de implantação terminou no último dia 5 de agosto.

No entanto, vimos a público manifestar nossa enorme indignação diante da nota publicada no dia de hoje (09/08/2010) na coluna Gente Boa do Jornal O Globo. Lamentavelmente, o comentário do colunista “a coluna torce para que seja o espanhol de Cervantes, não o de Maradona” reproduz um arraigado preconceito lingüístico que insiste em atribuir ao povo hispano-americano um lugar depreciativo. Os professores de espanhol lastimam a opinião da coluna que, indubitavelmente, não reflete o esforço que nós, educadores, há muitos anos, dedicamos não somente à implantação do ensino de espanhol nas escolas brasileiras, mas, sobretudo, à construção do respeito à diversidade lingüística e de uma visão de mundo mais justa em relação à cultura latino-americana.
Atenciosamente,

Diretoria da APEERJ
Biênio 2008-2010

Um comentário:

  1. gostei da opinião! alem do mais, na argentina os alunos têm que aprender portugues brasileiro ! há muitos convenios entre a UNICAMP e universidades da argentina

    ResponderExcluir