ENC: ESCLARECIMENTOS - ACORDO MEC / INSTITUTO CERVANTES
Leonardo Osvaldo Barchini Rosa | 7 de agosto de 2009 14:41 |
Prezados Senhores,
Tendo em vista as dúvidas geradas pela assinatura de Carta de Intenções entre o MEC e o Instituto Cervantes, de ordem do Exmo. Senhor Ministro de Estado da Educação Fernando Haddad, temos a informar:
1. A assinatura da referida Carta de Intenções prevê tão somente colaboração na utilização das metodologias de educação a distância do Instituto Cervantes. Isto é, haverá disponibilização ao MEC de softwares e materiais didáticos utilizados pelo referido Instituto.
2. Será desenvolvido um programa piloto com a utilização de metodologia de educação a distância (denominada "Hola Amigos" e AVE) para oferta de curso de espanhol AOS ESTUDANTES.
3. Repetimos, os cursos são destinados aos estudantes, sendo que participarão aproximadamente 400 estudantes do ensino fundamental e algo em torno de 200 alunos do ensino médio no projeto piloto.
4. Os professores que participarão desse programa piloto apenas serão treinados para a utilização do programa e não serão "formados" pelo Instituto Cervantes. Isto é, os professores, JÁ GRADUADOS E HABILITADOS em ESPANHOL, serão apenas treinados na METODOLOGIA do Instituto Cervantes para o curso referido acima (curso de duração máxima de 60 horas).
5. Este grupo piloto de 30 professores, das 5 regiões do Brasil, com o treinamento, deverão se apropriar do LMS (ambiente Learning Managing System) do Instituto para trabalharem como tutores a distância na formação também piloto dos 600 alunos das 5 regiões do Brasil.
6. A adoção da metodologia, obviamente, é optativa. O que o MEC pretende é disponibilizar a metodologia para uso das redes como uma ferramenta adicional que auxilie no ensino de espanhol. Como sabem Vossas Senhorias, o MEC, por intermédio do Portal do Professor disponibiliza recursos educacionais multimídia, de utilização facultativa, aos professores brasileiros (ver <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html> ). O Portal possui ainda, um Banco Internacional de Objetos Educacionais, que são instrumentos de auxílio ao trabalho dos professores.
7. É intenção do MEC disponibilizar, também, outras ferramentas de outros institutos, Universidades e organizações, para o auxílio no ensino de espanhol. Nesse sentido, colocamo-nos à disposição para receber aportes que possam nos auxiliar nessa tarefa.
7. É intenção do MEC disponibilizar outras ferramentas para o apoio do ensino em outras línguas, igualmente.
8. Ressaltamos que política de formação de professores de espanhol ou outras línguas estrangeiras é totalmente distinta e nada tem a ver com o acordo assinado com o Instituto Cervantes.
Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.
Atenciosamente,
___________________________________________
Leonardo Osvaldo Barchini Rosa
Chefe da Assessoria Internacional
Ministério da Educação - Brasil
Head of the International Affairs Office
Ministry of Education - Brazil
Esplanada dos Ministérios, bloco L, sala 824
70733-100 Brasília/DF
tel. (5561) 2104-8836
fax. (5561) 2104-9229
Nenhum comentário:
Postar um comentário