quarta-feira, 12 de agosto de 2009

APEERJ Divulga - notícias sobre o acordo MEC-IC

Prezados colegas,


Passamos a relatar os últimos acontecimentos relativos ao acordo MEC/Instituto Cervantes.


Como é sabido, enviamos ao MEC uma carta no dia 4 de agosto, tão logo tomamos ciência da assinatura do acordo, e outra, no dia 6, pois novas informações foram divulgadas sobre o seu conteúdo. No dia 7 de agosto, recebemos uma resposta do Ministério, assinada por Leonardo Osvaldo Barchini Rosa, Chefe da Assessoria Internacional. Nela, encontramos informações que discrepam do que fora publicado pelos sites do MEC e do IC.


Diante de tal divergência, a APEERJ solicitou formalmente, no dia 10 de agosto, ao MEC e ao IC, os documentos do acordo, os quais ainda não nos foram enviados. Recebemos, inclusive, uma ligação do Chefe da Assessoria Internacional garantindo que tais materiais nos seriam entregues em breve.


Ontem, 11 de agosto, realizou-se, na UERJ, a reunião ampliada sobre o acordo. Discutimos as informações presentes nos site do MEC e do IC e a carta enviada pelo Chefe da Assessoria Internacional. A diretoria da APEERJ apresentou a todos os presentes uma série de indagações, todas elas ainda sem resposta:

Onde estão os documentos dos acordos assinados?

Por que até agora, apesar de diversas solicitações, os órgãos envolvidos neste acordo não divulgaram o conteúdo do documento que rege tal acordo?

Por que os sites de MEC e IC falariam em “formação de professores” se ela efetivamente não estivesse em pauta?

Quem no MEC avaliou a qualidade e a adequação ao contexto brasileiro do curso virtual do IC?

Qual o custo da implementação do acordo para o Brasil?

O material do IC está pautado nos documentos norteadores da educação brasileira (PCN, OCEM)?

Que espaço ocuparia o material on line do IC (AVE) nas escolas brasileiras? Material complementar? Único material? EaD?

Qual o papel que nós, professores, desempenharíamos?


Após o debate, levantamos as seguintes propostas:


  1. aguardar por uma semana o envio da documentação pelo MEC e pelo IC; caso isso não se concretizar, a APEERJ entrará na justiça para solicitá-los;

  1. buscar o apoio das instituições de ensino superior, coletivos de professores, escolas, associações e sindicatos envolvidos com o ensino de espanhol e com a educação, incentivar, especialmente, a manifestação de reitores e diretores de faculdades de letras e de educação. Nesse processo, denunciar que este tipo de acordo não ameaça somente o ensino de espanhol e sim a educação brasileira em geral;

  1. entrar em contato com senadores, deputados e vereadores sensíveis a questões educacionais e com as comissões de educação do Congresso Nacional, Assembléias Estaduais e Câmara de Vereadores, bem como os Conselhos Estaduais e Municipais de Educação;

  1. verificar a possibilidade de transformar a segunda carta da APEESP em um documento nacional, com adesão de entidades e pessoas físicas, por meio de um abaixo-assinado on-line. Para isso, propomos pequenos ajustes no texto, com a finalidade de ampliar para o âmbito nacional alguns pontos citados que são de caráter estadual;

  1. publicar uma carta sobre o assunto em alguns dos grandes jornais do país. Para isso, pensou-se no apoio financeiro da ABH que, segundo se supõe, é a única associação com condições para custear a empreitada;

  1. participar da comissão nacional proposta pela APEESP para pedir uma audiência com o MEC e acompanhar todo o processo relativo à implantação do espanhol no Brasil. Foram indicados três nomes para representar o Rio de Janeiro: Del Carmen Daher (UFF – representante das universidades), Cristina Giorgi (CEFET – representante da APEERJ) e Marise Ramos (FAETEC/SME – representante do ensino básico);

  1. elaborar um texto com as conquistas dos governos anteriores em relação à educação brasileira, como algumas leis e documentos. Mostrar as contradições do governo assinalando as ações positivas e as negativas;

  1. enviar cartas à imprensa para estimular a realização de reportagens sobre o assunto. Foi citada a Band News, que seria mais acessível a demandas dessa natureza;

  1. promover um evento para discutir leis da educação brasileira e os documentos referentes ao ensino de espanhol no Brasil;

  1. preparar uma mesa-redonda sobre o acordo e as políticas lingüísticas. Seriam convidados para integrá-la professores das quatro universidades públicas do estado que oferecem graduação em espanhol, além de um representante do MEC e um do IC. Os professores convidados serão Cristina Junger (UERJ), Mercedes Sebold (UFRJ), Xoán Lagares (UFF) e Giane Lessa (UFRRJ). O evento se realizará na UERJ, no dia 29 de agosto.

Reforçamos a necessidade de participação dos professores de espanhol na resolução dessa questão, que é do interesse de todos. Assim, novamente divulgamos e incentivamos a visita periódica aos blogs da Plataforma Permanente para o Acompanhamento da Implantação do Espanhol no Sistema Educativo Brasileiro e da APEERJ.


Aproveitamos para comunicar a todos os associados que, por questões pessoais, a Profa. Aline Machado da Silva, 2ª Diretora Financeira da APEERJ, solicitou afastamento de suas funções. Conforme disposição estatutária, em reunião de diretoria realizada hoje se votou a sua substituição pela Profa. Rita de Cássia Rodrigues Oliveira (CRDE). Agradecemos à colega que sai, após três anos de contribuição inestimável nesta diretoria, e damos as boas-vindas à que entra, com desejos de um trabalho profícuo em prol da APEERJ.


Atenciosamente,

Diretoria da APEERJ


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APEERJ

Associação de Professores de Espanhol do Estado do Rio de Janeiro


Participe!


http://www.apeerj.org.br/

http://apeerj.blogspot.com/


Telefone para contatos: (21) 9892-7911


Diretoria (2008-2010):

Elda Firmo Braga (SEE)

Fábio Sampaio (CEFET-RJ)

Luciana Freitas (UFF)

Maria Cristina Giorgi (CEFET-RJ)

Marianna Montandon (UCB)

Rita de Cássia Rodrigues Oliveira (UERJ)

Viviane C. Antunes Lima (Colégio Pedro II)

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Caso não queira mais receber informações da Apeerj, avise-nos

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