domingo, 27 de setembro de 2009

Audiência na SEE

Prezados colegas,

Na última quinta-feira, 24 de setembro, a diretoria da Apeerj teve uma audiência com a Secretaria de Estado de Educação. Fomos recebidos pelo Subsecretário Executivo Júlio Cesar da Hora, pelo Diretor Geral de Educação Antônio José Vieira de Paiva Neto e pela Diretora de Articulação Curricular Patrícia Carvalho Tinoco.

O encontro se concentrou na questão da aplicação de Lei 11.161, que determina a obrigatoriedade da oferta de espanhol no Ensino Médio e que deverá ser implementada até 2010.

A SEE pretende aplicar a lei. A grade de 2010 ainda está em formulação, mas a previsão é que a Língua Espanhola se transforme em uma disciplina optativa com 1 tempo no 2º ano e 1 tempo no 3º ano. O aluno deverá optar entre a Língua Espanhola, o Ensino Religioso e qualquer outra disciplina-projeto que a escola formule.

Essa mudança, além de afetar os estudantes, afetará as condições de trabalho do professor, que terá 12 turmas e que, certamente, precisará ficar lotado em mais de uma escola para cumprir sua carga horária de 12 horas-aula semanais. Como a grade ainda está sendo reformulada, podemos ter alguma chance de impedir que essa situação se concretize.

Dessa forma, convidamos todos os colegas, especialmente os professores da Rede Estadual, a comparecerem à nossa assembléia do dia 2 de outubro, cuja convocação encontra-se abaixo.

Atenciosamente,

Diretoria da Apeerj

Nenhum comentário:

Postar um comentário